Links Patrocinados

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

VIA DINÁRICA - Trilho Que Passa Por Sete Países

Um Trilho Que Passa Por Sete Países e Uma Viagem Inesquecível


O TRILHO DE LONGO CURSO MAIS RECENTE DO MUNDO
Via Dinárica, um dos trilhos de caminhada de longo curso mais recentes do mundo, estende-se por sete países, 1200 milhas (cerca de 1930 km) e milhares de anos de história. Esta zona dos Balcãs – a maior parte da qual se situa na região dantes conhecida como Jugoslávia – é, há muito tempo, a fronteira entre a Europa ocidental e o oriental. A sua complexa história alimentou uma guerra nos anos 90 do século passado, altura em que a Jugoslávia se desintegrava e estas montanhas se tornavam locais de vantagem estratégica.
Este novo trilho pretende sobrepor-se a estas questões. O montanhista Kenan Muftić passou os últimos quatro anos a explorar caminhos nas montanhas da região. Ele e a equipa da Via Dinárica têm trabalhado arduamente no desenvolvimento do Trilho Branco, que segue os picos mais altos dos Alpes Dináricos. O objetivo de Muftić é criar três trilhos de longo curso que atravessem a antiga Jugoslávia. O Trilho Branco – composto por antigos caminhos de pastores, trilhos existentes que atravessam parques nacionais, sendas de madeireiros, caminhos novos e estradas pavimentadas – foi inaugurado oficialmente em junho de 2016, na mesma semana em que começámos a nossa caminhada. (Com base em comentários de caminhantes, a equipa anunciou em agosto que “embora exista muita informação para quem arrisque caminhar neste trilho”, o percurso só se consideraria oficialmente inaugurado na Bósnia Herzegovina, onde foram realizados trabalhos para abrir novos caminhos.)

Percorrer este trilho com 1200 milhas (cerca de 1930 km) de comprimento ao longo dos Alpes Dináricos é uma caminhada que vale a pena.


Sem comentários:

Enviar um comentário