Links Patrocinados

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A Lente

A LENTE Quando eu era menino me chamavam de "o fogo-de-palha". Estava sempre com um plano novo na cabeça e falava entusiasticamente sobre o meu novo plano com a minha família. Imediatamente a seguir, começava a tarefa, porém logo me sentia desanimado e a largava desinteressado. E, logo uma outra ideia magnífica surgia dentro de meu cérebro iluminado, para ter o fim de sempre. Embora o facto se repetisse constantemente, não havia, em minha casa, comentários a respeito. Parecia um processo de negação de realidade. Todo mundo sabia, mas todo mundo fingia que eu não era assim. Um certo dia de verão, meu avô, que lia o jornal na varanda, chamou-me. Estava com uma lente na mão e me disse: - Preste atenção e irá ver uma coisa muito interessante. É uma experiência... Com o sol incidindo na lente, passeava com o foco de luz pela folha do jornal, porém nada acontecia de diferente. Eu estava intrigado. Fiquei mesmo a espera de que algo interessante acontecesse. Diante da minha frustração, da espera por ver algo interessante e nada acontecer, ele finalmente deteve o movimento. Parou totalmente o movimento e manteve o ponto da luz solar imóvel por algum tempo, focalizando os raios solares no mesmo sítio. Dentro de poucos segundos o papel se incendiou e surgiu ali um furo. Escusado é dizer que aquilo me fascinou, mas não entendi logo o significado da experiência. Então meu avô me explicou: - Meu filho, este princípio se aplica a tudo que fazemos. Para alcançarmos qualquer êxito na vida é indispensável concentrar todos os nossos esforços na tarefa do momento. É como a concentração dos raios do sol filtrados pela lente. Enquanto a lente percorreu às tontas a folha do jornal nada aconteceu. Mas quando se deteve e concentrou toda a energia dos raios solares, você viu o furo que a lente foi capaz de produzir. Tudo é questão de paciência, tempo e concentração. Desse incidente me recordei inúmeras vezes em minha vida, o que me deu sempre muita coragem para perseverar até o fim. RODRIGUES, Wallace Leal V., in:___ "E, Para o Resto da Vida", ed. O Clarim.

Sem comentários:

Enviar um comentário