Links Patrocinados

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Coimbra: Casa para os estudantes, companhia para os idosos

http://coisadevelho.com.br/?p=8998
Recebi do meu amigo Arthur Neto:

A ideia surgiu de um desafio lançado pela Associação Acadêmica de Coimbra (AAC) ao Centro de Acolhimento João Paulo II – CBR, que “o abraçou com muito entusiasmo”. Como resultado, nove estudantes residentes fora da cidade “mudaram-se”, sem qualquer custo, para a casa de sete idosos de Coimbra, que os têm abrigado esperando apenas ser contagiados pela sua vivacidade.
“O objetivo é combater o isolamento dos seniores através do espírito dinâmico dos jovens. O importante é promover a intergeracionalidade entre os idosos e os estudantes, dando-se, simultaneamente, aos primeiros o apoio necessário à manutenção do seu bem-estar e aos segundos o acesso a alojamento gratuito e de qualidade e a possibilidade de poderem prosseguir estudos”, explica Teresa Sousa, do Centro de Acolhimento João Paulo II, em entrevista ao Boas Notícias.
Apesar de, até ao momento, não serem muitos os idosos e jovens colocados “lado a lado”, quem tem passado pela experiência não podia estar mais satisfeito. “Os jovens sentem-se úteis e confortáveis por saberem que estão a ajudar um idoso que também os está a ajudar. Dizem que têm aprendido muito com eles e que é muito gratificante”, conta a responsável.
Os idosos, por seu lado, “mostram-se mais animados por terem um jovem como companhia e por saberem que está ali alguém com quem podem contar”, acrescenta, revelando que, durante as férias, os mais velhos sentem mesmo a falta dos estudantes que acolhem. “É complicado para eles gerir essa questão porque voltam a sentir-se sós”, confidencia Teresa.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário