Links Patrocinados

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O Poder do Hábito - Charles Duhigg

Resenha de Diogo Toledo

Mudar... Como?
Em 1987, a Estação King´s Cross, hoje famosa em grande parte pela sua importância na série Harry Potter, passou por um incêndio que durou cerca de 6 horas e matou 31 pessoas, além de deixar dezenas de feridos. Motivo: Hábitos corporativos nocivos. Eu estava no metro enquanto lia essa passagem e não estava tão quente assim, mas eu suava em bicas.


No mesmo ano, Howard Schultz comprou uma rede de cafeterias com 6 lojas. Este rapaz fora criado num Conjunto Habitacional Público no Brooklyn. Seus colegas de escola tornaram-se bombeiros e policiais locais, ou foram presos. Em 3 anos, as 6 lojas passaram a ser 84. Em seis anos, o número passava de mil. Hoje, a Starbucks detém 17 mil lojas em mais de 50 países. Motivo: Hábitos pessoais grandiosos desenvolvidos por Schultz e tornados em hábitos corporativos de sucesso.


Saber que muitas coisas em nossas vidas são “uma questão de hábito” todos sabemos e usamos a expressão com frequência em nosso dia a dia. Mas daí a entender o quanto estes hábitos influênciam a sua rotina é outra história. Perceber exatamente porque você escolhe – sim, você escolhe, ou melhor, escolheu isso em algum momento da sua vida – comer algo gorduroso no lugar de uma refeição saudável, ou gastar mais dinheiro do que ganha. Provavelmente você viu uma recompensa excelente da primeira vez, e da segunda vez também... Mas depois de anos desses padrões repetidos, você pode acabar com o dobro do peso ou com os cartões de crédito estourados...


O que fazer quando tudo dá errado e continua a dar errado? Já dizia Eistein, a definição de insanidade é: “fazer a mesma coisa diversas vezes esperando resultados diferentes.” Mas o que acontece quando você nem sabe o que tem repetido tantas vezes a ponto de errar. Ou quando sabe que, mas não consegue mudar. Quais são as peças chaves para a sua mudança, o seu crescimento, o seu sucesso? Quais as metodologias utilizadas pelas empresas que pode te ajudar nisso? Quais as melhores rotinas para você melhorar as suas vendas?


As respostas sempre estiveram dentro de você, são seus hábitos e a sua capacidades de escolher quais são bons, para poder mantê-los, e quais são maus, e mudá-los. No livro “O Poder do Hábito”, Charles Duhigg descreve várias pesquisas que comprovam como somos movidos pelos nossos hábitos, diariamente. Demonstra quais são, passo a passo, as fases que compõem um hábito. Apresenta a forma mais fácil de mudá-los. E ainda apresenta fatos já conhecidos, mas como a visão de como os hábitos influenciaram este ou aquele determinado evento.


Quer ver... Um exemplo desse pensamento é como os hábitos de uma população, e as mudanças feitas neles, transformaram um boicote aos ônibus de Montgomery, Alabama, num dos maiores movimentos em prol dos Direitos Civis, no Estados Unidos. O mesmo movimento que apresentou à sociedade, como o conhecemos hoje, a grandiosa figura de Dr. Martin Luther King, um dos maiores defensores da campanha de não violência e amor ao próximo.


Um livro que todos devem ler no mínimo uma vez na vida, para tomar consciência de tudo aquilo que pode-se fazer para mudar a relação interna e externa que temos. Este livro, com certeza, vai mudar a forma como você observa o mundo e vai permitir que consiga exercitar de forma mais plena o seu livre-arbítrio.

Sem comentários:

Enviar um comentário