Links Patrocinados

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A resiliência da gestora familiar

Conceito emprestado da Física, em que resiliência é a capacidade que alguns materiais apresentam de voltar à sua forma original após serem submetidos à tensão máxima, é uma excelente metáfora para o ser humano por sua capacidade de enfrentar experiências delicadas isoladas ou também acompanhadas de outras um pouco piores e, depois disso recuperar-se frente à essas adversidades.

A resiliência é importante para profissionais que trabalham sob constante pressão psicológica, como líderes de equipes que se surpreendem com rápidas mudanças em projetos, se irritam com computadores lentos, diretores de empresas, que precisam superar crises financeiras e, também a gestora familiar. Sim, a gestora familiar hoje tem uma grande importancia no sucesso das empresas, porque ela ganhou o papel de "back office" que é a retaguarda que fornece o apoio ao "front office" e garante que as energias necessárias os desafios profissionais e financeiros sejam superados, porque a gestora familiar assegura o funcionamento familiar.

Assim como nas empresas, a gestora familiar "back office" pode não pode fazer dinheiro da forma tradicional, mas pode rapidamente dissipar os lucros feitos pelo "front office". Dito desta forma percebe-se melhor a grande importância da esposa no papel de gestora familiar, certo?

Bem, assim tambem fica mais claro o quanto que a gestora familiar precisa aumentar e muito o seu factor resiliente, pois podem ser grandes ou pequenas adversidades, mas ela como todo o ser humano está vulnerável a passar por situações inesperadas, seja no cotidiano ou em longos períodos, em que é necessário se concentrar e saber como proceder.

Considerando que cada adversidade paga dividendos, usando a metáfora do pão, que quanto mais apanha, mais cresce, mais fortalece e mais gostoso fica, assim é o ser humano que, aprendendo a superar as adversidades, aprende, cresce e se fortalece com os dividendos de cada adversidade.

É claro que é fundamental ter-se o cuidado para, tanto quanto o pão, não nos “esvaziarmos” do miolo emocional e nos transformarmos apenas em casca dura.

Indicação de floral para aumentar a resiliência:
Yarrow Achillea millefolium
* Família Botânica: Asteraceae
* Qualidades Positivas: Campo áurico luminoso e forte, sensitividade plena de compaixão, que inclui os outros; forças psíquicas refinadas e flexíveis
* Padrões de Desequilíbrio: Extrema vulnerabilidade aos outros e ao ambiente; desenergizando-se facilmente, absorvendo em excesso as influências negativas, intoxicação psíquica

Sem comentários:

Enviar um comentário