Links Patrocinados

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Friedrich Nietzsche e a auto-ajuda

Allan Percy selecionou as melhores frases do filósofo alemão Friedrich Nietzsche e criou um livro de autoajuda. Com o título Nietzsche para estressados, o autor ensina como usar os ensinamentos de Friedrich em situações do cotidiano, mais ou menos no mesmo estilo de "Mais Platão, Menos Prozac", de Lou Marinoff. Friedrich Nietzsche (1844-1900) --foi um filósofo que influenciou intelectuais como Sigmund Freud (1856-1939), Jean-Paul Sartre (1905-1980) e Michel Foucault (1926-1984).

De acordo com a sinopse do livro, a sabedoria de Nietzsche é de grande utilidade na busca de uma solução para uma série de problemas, tanto na vida pessoal quanto na profissional. O livro auxilia nos momentos em que precisamos tomar decisões, recuperar o ânimo, encontrar o caminho certo e relativizar a importância dos fatos da vida. É indicado para quem procura inspiração no pensamento filosófico mais influente da era moderna para combater as angústias e os medos dos dias de hoje.

Ganhou um ar de manual inteligente, provocador e estimulante que reúne 99 máximas do gênio alemão e sua aplicação prática a várias situações do dia a dia.

Cada capítulo é iniciado por um aforismo do mestre, seguido de uma interpretação atual. Muitas vezes, sua sabedoria é associada às ideias de outros autores renomados, enriquecendo ainda mais o assunto.

Há pontos importantes do livro que fazem a diferença, fica aqui alguns registos:

“O conhecimento não ocupa espaço. Só nos falta vontade de pensar, comunicar e desligar a televisão por um tempo. Vamos colocar filosofia em nossa vida?

"E a primeira condição para encontrar-se é saber aonde se quer chegar." (pag. 7)

"Não precisamos nos vestir bem, falar ou atuar de maneira especial. Basta nos deixarmos levar pelo mundo natural em direção ao nosso interior, onde um manancial de tranquilidade nos espera." (pag. 9)

"O estresse não nasce das circunstâncias externas, mas da interpretação que fazemos delas." (pag.11)

“Podemos observar o mundo de duas maneiras: virando a cabeça para trás ou prestando atenção no que temos à nossa frente. E você? Que caminho prefere?” (pag. 18)

“Quem não sabe julgar o que merece crédito e o que merece ser esquecido presta atenção ao que não tem importância e se esquece do essencial.” (pag. 20)

“Como diz um dos poemas mais célebres do taoísmo, no silêncio e no vazio todas as coisas estão presentes em potencial. A mente é como um copo: antes de enchê-la, devemos esvaziá-la. Do vazio e do não ser surge a criatividade.” (pag. 28)

“Se estivermos conscientes de que todo fim é ao mesmo tempo um começo, a dor e o possível sofrimento serão para nós uma escola que nos permitirá entender mais profundamente o que significa ser humano.” (pag. 32)


“Grandes vínculos se quebraram pela insistência de uma das partes em fiscalizar a outra. No momento em que deixamos de ser companheiros para assumir um papel paternalista, algo se rompe na amizade. A naturalidade dá lugar à dominação e se estabelece um jogo de poder que não beneficia em nada a relação.” (pag. 54)

“Talvez se trate unicamente de não pensar, de evitar perguntas que precisamos fazer a nós mesmos. As transformações nos assustam. E a solidão é, justamente, a pista de decolagem das grandes mudanças, o palco onde nos equipamos para renascer em uma nova viagem vital.” (pag. 56)

“Hans Christian Andersen disse que “os contos de fadas são escritos para que as crianças durmam, mas também para que os adultos despertem.”” (pag. 64)

“Quando sentimos que oferecemos algo ao próximo, de repente tomamos consciência de nosso valor. Ninguém é mais pobre que uma pessoa que não dá nada, pois é na doação que demonstramos nossa riqueza.” (pag. 75)

“Como exercício para perceber e agradecer a magia da vida, crie sua lista de maravilhas e pendure-as em um lugar visível da casa, para que não se esqueça das dádivas recebidas.”

“Assim como nossos sonhos nos definem, nossa identidade é a sensibilidade que nos distingue dos demais companheiros humanos, é nossa contribuição única para o mundo, nossa missão pessoal. Encontrar essa missão pode ser o trabalho de toda uma vida, mas apenas o fato de buscá-la já nos permite saber aonde vamos.”

“Os sonhos são projetados por nosso arquiteto interior, mas para transformá-los em realidade, é preciso despertar o pedreiro que também vive em cada um de nó.”

“Os filósofos terapeutas ajudam seus clientes a identificar o tipo de problema que enfrentam para poder encontrar a melhor solução, que normalmente é o pensamento filosófico mais adequado à personalidade e à formação intelectual do cliente.”


Allan Percy é especialista em coaching e em literatura de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Presta consultoria editorial em várias editoras espanholas, para além de viajar por todo o mundo em busca de inspiração para os seus livros.

No final, há um anexo que explica o valor terapêutico da filosofia e suas aplicações no cotidiano.

1.
Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa.
2.
O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes.
3.
Nós nos sentimos bem em meio à natureza porque ela não nos julga.
4.
Precisamos pagar pela imortalidade e morrer várias vezes enquanto estamos vivos.
5.
O valor que damos ao infortúnio é tão grande que, se dizemos a alguém “Como você é feliz!”, em geral somos contestados.
6.
Nosso tesouro está na colmeia de nosso conhecimento. Estamos sempre voltados a essa direção, pois somos insetos alados da natureza, coletores do mel da mente.
7.
A palavra mais ofensiva e a carta mais grosseira são melhores e mais educadas que o silêncio.
8.
Nossa honra não é construída por nossa origem, mas por nosso fim.
9.
O homem que imagina ser completamente bom é um idiota.
10.
As pessoas que nos fazem confidências se acham automaticamente no direito de ouvir as nossas.

Sem comentários:

Enviar um comentário