Links Patrocinados

sábado, 7 de maio de 2011

Pais são educadores pelo exemplo

A Educação dos filhos começa pelo respeito aos próprios pais, demais adultos da família e fora dela, assim como aos professores. Pais que não impõe limites podem prejudicar o desenvolvimento da criança. A melhor maneira de dificultar a vida dos filhos no futuro, é facilitar a vida para eles no processo evolutivo da criança, adolescente até a entrada na vida de adulto, que não tem uma idade cronológica assim tão definida nos tempos actuais. Sim, porque quando os pais não educam, a vida depois ensina, nem sempre da melhor forma.
Claro que não é para os pais criarem dificuldades desnecessárias, mas por que eliminar aquelas dificuldades que são úteis e fazem parte do crescimento? Porque não ensinar o filho a “pescar”?

Crianças e jovens com uma imensa dificuldade para crescer, assumir as responsabilidades próprias da sua idade, respeitar as hierarquias e seguir numa transitória em que pai e mãe podem estar ao lado, não a frente, nem atrás, com certeza NÃO tiveram limites na dose certa.

Os livros de desenvolvimento infantil e as mais variadas teses originadas pelos mais diversos estudiosos do comportamento de crianças comprovam todos os dias, que o amor, a celebração, a verdadeira capacidade de compreender o outro e as atitudes dos pais no dia-a-dia são os principais ingredientes que nutrem o desenvolvimento biopsicossocial saudável, capacitando os seres humanos, em todas as fases da sua vida, a enfrentar os seus desafios. Sem dúvida uma das maneiras de aprender é pela imitação. Pais são modelos, sempre! Sempre! E vão continuar a ser. E está mais que provado que a educação ocorre por meio de atitudes coerentes, "faça o que digo e também faça o que faço". A velha e conhecida fórmula: e-x-e-m-p-l-o.

Se você não sabe dar o exemplo, vá a procura de orientadores para o processo educacional dos seus filhos. Lembro que, apesar das estantes das livrarias estarem cada vez mais abarrotadas de livros sobre educação infantil, há ensinamentos que não se pode ensinar por meio da teoria, que é o caso da atitude de respeito para com o mundo que cerca cada família.

Quando os adultos que cuidam das crianças não conseguem exercitar o respeito no seu dia-a-dia, dificilmente, poderá se esperar dessas crianças e jovens atitudes de respeito em relação aos outros, adultos ou não, na família ou fora dela.

Os pais não se conformam porque os filhos ouvem (mas não escutam)os conselhos dos pais, dos professores, alguns começam um processo de terapia e também são orientados pelo psicólogo e…. mesmo assim esses filhos não mudam. A minha pergunta reflexiva é: e os pais mudam? Se os pais são e serão sempre um exemplo, os filhos pensam: Se os adultos, que são grandes, sabem tudo, não mudam nem com as orientações dos profissionais, então nós também não precisamos mudar. Pais: Socorram os vossos filhos: Dêem o exemplo...mudem!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário