Links Patrocinados

terça-feira, 26 de abril de 2011

Oportunidades de Emprego na Alemanha

Oportunidades de emprego na Alemanha

Face a economias de outros países europeus, a economia alemã aparenta estar já a recuperar do embate sofrido com a crise económica e financeira mundial iniciada em 2008. Após uma quebra de 4.7% do PIB em 2009, este país registou uma taxa de crescimento real de 3.6% em 2010. Esta recuperação dá também sinais visíveis no mercado de trabalho, no qual se denota um aumento na criação de novos empregos e, até, a emergência de défices de mão-de-obra em alguns sectores e áreas profissionais mais qualificados - nos quais o Governo Federal anunciou recentemente a intenção de recrutar nos países do Sul da Europa.

As regiões mais dinâmicas na criação de emprego são, nos últimos anos, os Länder do Sudoeste da Alemanha: Bavária, Baden-Württenberg, Rhineland-Palatinate e Hesse.

De entre as profissões com maiores défices de mão-obra, destacam-se, pela maior abertura dos empregadores ao recrutamento transnacional:

* as engenharias: mecânica, automóvel, electrotécnica, electrónica e outras;
* a área da saúde, sobretudo médicos, enfermeiros e farmacêuticos;
* as profissões ligadas aos transportes aéreos;
* outras profissões especializadas, como trabalhadores metalomecânicos, canalizadores, electricistas ou mecânicos auto;
* e, embora em menor escala, a área do turismo, hotelaria e restauração.

Dois factores são, contudo, particularmente importantes se pretende "tentar" o mercado alemão:

* a aprendizagem da língua alemã (sobretudo, em profissões que incluam contacto com o público);
* a formação e o reconhecimento das suas qualificações na Alemanha.

Presentemente, existem mais de 300.000 ofertas de emprego disponíveis apenas para a Alemanha no Portal do EURES. Contudo, o IEFP / EURES Portugal, em estreita articulação com o ZAV - serviço de recrutamento transnacional integrado no serviço público de emprego alemão (Bundesagentur für Arbeit), está também a iniciar a negociação de projectos bilaterais de recrutamento de trabalhadores portugueses em algumas destas áreas profissionais, estando prevista a realização de um Dia da Alemanha no início do Verão de 2011 (local e data a confirmar).

Se pretende obter mais informação sobre este evento e/ou sobre os recrutamentos previstos, consulte regularmente este site (www.iefp.pt/eures) nos próximos meses. Pode também:

* informar-se junto do seu Centro de Emprego (actualizando a sua inscrição e manifestando, em particular, o seu interesse em trabalhar na Alemanha);
* enviar-nos o seu CV em Inglês ou Alemão para: eures-germany@iefp.pt (mencionando em Assunto "Trabalhar na Alemanha").

Sem comentários:

Enviar um comentário