Links Patrocinados

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Inteligência Naturalista - Howard Gardner

A inteligência naturalista se refere à habilidade humana de reconhecer objetos na natureza. Em outras palavras, trata-se da capacidade de distinguir plantas, animais, rochas. É fácil perceber que isso é indispensável para a sobrevivência no ambiente natural. Já se sabe que áreas específicas do cérebro entram em ação quando precisamos nos valer dessa habilidade. Botânicos e pessoas que trabalham no campo, por exemplo, precisam explorar a inteligência naturalista para dar conta de suas atividades. Podemos ainda citar o criador da Teoria da Evolução, Charles Darwin, como alguém que possuía a inteligência naturalista em nível muito elevado. E não se pode esquecer de que ela é vital para as sociedades que ainda hoje dependem exclusivamente da natureza, como alguns índios da floresta amazônica e, por isto fica claro que, além do homem interagir com esses seres vivos da natureza, também deve cuidar deles, facilitar o estabelecimento de relações entre umas espécies e outras; os diferentes sistemas linguísticos, enfim uma vida com e neles.


Essa inteligência também é conhecida como inteligência biológica ou ecológica, e manifesta-se em diferentes níveis do jardineiro ao paisagista, do "amante" da natureza ao florista. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, geógrafos, zoólogos, veterinários etc. Presente de maneira extremamente marcante em personagens geniais como Charles Darwin, Laplace, Humboldt e outros.

Já vi muitas mensagens de interacção entre Seres, mais esta foi a melhor, me emocionou profundamente, espero que um dia a “humanidade’” compreenda o verdadeiro propósito de ser H-U-M-A-N-O.

"No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiros, depois pensei que estava lutando para salvar a floresta amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade". (Chico Mendes)



Leia a entrevista com o principal impulsionar e criador do conceito de múltiplas inteligências http://www.pucrs.br/mj/entrevista-04-2010.php

3 comentários:

  1. muito obrigada por ter me ajudo nessas horas tao difiseis adorei sua resposta!!agora preciso me preparar para falar amanhã na escola.obrigadaa pela sua ajuda

    ResponderEliminar
  2. Me ajudou em um Trabalho na faculdade,obrigado! Continue assim :)

    ResponderEliminar