Links Patrocinados

terça-feira, 29 de junho de 2010

Depressão pós-parto

Origem da depressão pós-parto desvendada
Descida dos níveis de estrogénio e aumento da monoamina oxidase A são os principais factores responsáveis

Caracterizada por alterações de humor, ansiedade, falta de apetite e irritabilidade, a depressão pós-parto é actualmente considerada um grande problema de saúde pública.

Investigadores do Instituto Max Planck de Ciências Humanas Cognitivas e Cerebrais, de Leipzig, na Alemanha, acreditam ter descoberto os mecanismos responsáveis por esta condição, estando agora na esperança de que se possam desenvolver tratamentos eficazes para esta patologia.


De acordo cm o estudo publicado na revista "Archives of General Psychiatry", este tipo de depressão acontece devido a uma descida brusca dos níveis de estrógenio logo após o parto, ao mesmo tempo que se dá um aumento da enzima monoamina oxidase A (MAO-A) no cérebro, que bloqueia as substâncias químicas responsáveis pelo bem-estar.

Esta enzima reduz a acção dos neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina, que, além de serem responsáveis por transmitir os sinais entre as células nervosas, também influenciam o humor. Quando o funcionamento destes neurotransmissores é afectado, a mulher inicialmente sente-se abatida e após algum tempo corre o risco de ficar deprimida.

A MAO-A foi encontrada em níveis 43 por cento mais elevados em mulheres que acabaram de dar à luz do que noutras que tiveram filhos há bastante tempo ou nunca tinham sido mães. Os níveis mais altos foram registados no quinto dia após o parto, coincidindo com a altura em que o humor das mães está mais em baixo.

Julia Sacher, coordenadora desta investigação, acredita que estes resultados podem ter um grande impacto na prevenção e no tratamento de depressão pós-parto através da criação de fármacos que podem ser um recurso para diminuir os níveis desta enzima e aumentar os níveis das substâncias químicas por ela afectadas.
Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=43664&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário