Links Patrocinados

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ilha de Páscoa & Rapamicina & envelhecimento


Encontrada no solo da Ilha de Páscoa, a rapamicina pode ajudar a combater o processo de envelhecimento

É uma ilha vulcânica da Polinésia oriental, localizada no sul do Oceano Pacífico (27º 09' latitude Sul e 109º 27' longitude Oeste), é o pedaço de terra mais isolado do mundo. Está situada a 3.700 km de distância da costa oeste do Chile e sua população é de 3.791 habitantes (censo 2002), 3.304 dos quais vivem na capital Hanga Roa. Famosa por suas enormes estátuas de pedra, faz parte da V Região de Valparaíso, pertencente ao Chile. Para pesquisar mais, veja em http://www.portalrapanui.cl/rapanui/informaciones.htm

- Rapamicina: investigadores constataram que mexendo numa via essencial de sinalização podiam agir sobre a duração da vida de ratinhos, no primeiro resultado deste tipo obtido em mamíferos. A descoberta teve a particularidade notável de revelar que o tratamento só funciona quando os ratinhos atingem a meia-idade.

O estudo foi publicado na revista Nature e mostra a pesquisa de cientistas americanos que usaram a substância em tratamentos de camundongos idosos. Como resultado, a expectativa de vida dos animais aumentou em 38%.

A rapamicina já é usada para evitar a rejeição de órgãos transplantados e em tubos implantados em pacientes para manter suas artérias coronárias abertas. Mas agora começam a aumentar as perspectivas de se conseguir retardar o processo de envelhecimento em idosos. Também há estudos para usar a substância como um possível tratamento para o câncer.

Como tudo tem o lado bom e o menos bom, uma especialista britânica, no entanto, advertiu contra o uso da droga para efeito de antienvelhecimento, uma vez que a rapamicina também afeta o sistema imunológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário