Links Patrocinados

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O Voo dos gansos

O ''V'' dos gansos : Exemplo de trabalho em equipa

No Outono, quando se vê bandos de gansos voando rumo ao Sul, formando um grande "V" no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem desta forma.

Sabe-se que quando cada um bate as asas move o ar para cima ajudando a sustentar a ave imediatamente de trás, a resistência do ar diminui para cada ganso a medida que mais longe fica do cume.

Em geral, o bando se beneficia de pelo menos 71% a mais de força de voo do que uma ave voando sozinha.

Pessoas que têm a mesma direcção e sentido de equipa podem atingir os objectivos da empresa de forma mais rápida e fácil pois se beneficiam do impulso mútuo.

Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente o esforço e a resistência necessários para continuar voando sozinho. Rapidamente, ele entra novamente em formação.

Se tivéssemos o mesmo sentido dos gansos, manter-nos-íamos em formação com
os que lideram o caminho para onde também desejamos seguir.

Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança. Assim todos se ajudam de forma a garantir a sustentabilidade até o seu destino final.

Nenhum é mais ou melhor do que o outro. Todos têm seu papel definido, ficando para os gansos de trás o trabalho de gritar encorajando os da frente para que mantenham a velocidade.

Quando um ganso adoece ou é ferido, deixa o grupo, dois outros saem da formação e o seguem para ajuda-lo e protege-lo.

O voo dos gansos rumo ao Sul no Outono é um grande exemplo de trabalho em
equipa onde todos têm o mesmo objectivo, meta e compromisso com o sucesso.

Aprendemos que, à medida que batem as suas asas, cada pássaro provoca uma elevação que está imediatamente atrás dele. Voando na formação "V", o bando inteiro consegue um rendimento 71% maior do que se cada pássaro voasse sozinho.

Verdade básica 1: As pessoas que dividem uma direcção em comum e têm senso de comunidade chegam mais rápido e mais facilmente a seu destino, porque estão viajando baseadas na confiança.

Sempre que um ganso cai, o bando sente a força de resistência ao avanço e tenta configurar com rapidez a antiga formação, para ter a vantagem da força de ascensão do pássaro que está imediatamente à frente.

Verdade básica 2: A força e o poder (a segurança também) aumentam quando se viaja na mesma direcção que outros, com os quais dividimos um objectivo em comum.

Quando fica cansado, o ganso que está na frente se atrasa e outro toma sua posição.
Verdade básica 3: Vale a pena trocar de turno em um trabalho muito árduo - com pessoas ou gansos que voam para o norte.

Os gansos de trás grasnam (gritam) para encorajar os da frente e aumentar a velocidade.
Verdade básica 4: quem exercita a liderança precisa ser encorajado com elogios e apoio.

Finalmente, Quando um ganso adoece ou é ferido, deixa o grupo, dois outros saem da formação e o seguem para ajuda-lo e protege-lo. Eles ficam com ele até que seja capaz de voar novamente ou morra, e depois começam uma nova formação ou partem em busca de seu grupo.

Verdade básica 5: Devemos apoiar quem trabalha connosco em seus momentos de necessidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário