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terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Ciência Biochip ajuda a tratar doenças intestinais crónicas

http://ciberia.aeiou.pt/?st=4119

Ciência Biochip ajuda a tratar doenças intestinais crónicas

Uma empresa de biotecnologia do País Basco criou um biochip que promete melhorar o diagnóstico e ajudar a prever a evolução da Doença de Crohn e da Colite Ulcerativa, duas patologias inflamatórias intestinais crónicas.

A Progenika Biopharma, empresa de biotecnologia Basca, criou um biochip que promete melhorar a qualidade de vida de quem sofre de Doença de Crohn ou de Colite Ulcerativa, duas patologias intestinais crónicas que afectam muitos adultos e crianças.
A eficácia deste chip de ADN, denominado IBD (Inflamatory Bowel Disease DNA Chip), foi comprovada através de um estudo realizado em 579 doentes - destes 335 sofriam de Doença de Crohn e 244 de Colite Ulcerosa - em quatro instituições hospitalares de Barcelona, Oviedo, Santiago de Compostela e Saragoça.
Os resultados positivos garantiram a obtenção de um certificado da UE que autoriza a sua comercialização junto dos especialistas e dos hospitais.
Com este biochip, os gastroenterologistas conseguem obter informações muito valiosas para definir o tratamento e até prever com precisão a forma como a patologia se vai desenvolver, asseguram os seus promotores.
Desta forma, poder-se-à evitar acções terapêuticas de prevenção, por vezes muito agressivas, que passam a ser desnecessárias, garantem os responsáveis da Progenika.

«A partir de uma pequena amostra de sangue consegue obter-se o ADN do paciente. Posteriormente, a amostra é colocada sobre um suporte de vidro, capaz de detectar 61 mutações, mediante uma análise com recurso a tecnologia laser», explicou Miguel Sans, especialista do Hospital de Barcelona, envolvido no desenvolvimento do IBDchip.

Estimativas recentes revelam que cerca de um milhão de pessoas sofre destas doenças, só no continente europeu.
As suas causas não são ainda completamente conhecidas, embora se saiba que existem predisposições genéticas, já que 15 por cento das pessoas afectadas têm pelo menos um familiar que sofre do mesmo mal.
Esta empresa tinha desenvolvido anteriormente um outro chip de ADN, o Lipochip, que permitia diagnosticar a hipercolesterolemia de origem genética.

Mais Informações:
Progenika Biopharma S.A. ha presentado en Derio (Vizcaya) el IBDchip
IBDCHIP Inflammatory Bowel Disease DNA Array (em PDF)
Sobre a Progenika
Informações sobre a Doença de Crohn

Artigos Relacionados:

Detectada bactéria relacionada com a doença de Crohn - DC, 2006/01/20

Bom dia!!!

BOM DIA!!!
Bom dia, de passarinhos
de bem-te-vi, beija-flor
de pardaizinhos brincando
de frutos de muito sabor.
Perfume de laranjeiras
Cheiro de mato no ar
de sabiá na palmeira
cantando pra te alegrar.
Bom dia de sol de verão
de melodia a tocar
uma cantiga antiga
que fala de amor e de amar.
Bom dia de muitos sorrisos
da alegria de viver
de criança pelas ruas
a brincar e a correr.
Bom dia, sonhos sonhados
desejos realizados
esperança no amanhã.
Bom dia felicidade
bom dia, meu grande amor
bom dia, também, saudade
bom dia, prados em flor.
Bom dia, a você, tristeza
que está agora a partir
deixando muita beleza
abrindo o meu sorrir.
Bom dia, a ti, amigo
que pelos caminhos da vida
segura a minha mão.
Bom dia, de coração.
Bom dia rios e regatos
montanhas, vales e mar
bom dia, céu fulgurante
bom dia, sol a brilhar.
Bom dia, para o passado
e a este presente, bom dia
ao futuro, que já chega
BOM DIA, MUITO BOM DIA!
Waldemar
(Maricell)

A diferença entre TU e VOCÊ!!!

Segue um pequeno exemplo que ilustra muito bem essa diferença:

O Director-geral de um Banco estava preocupado com um jovem e brilhante Director, que depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia.

Então, o Director-geral do Banco chamou um detective e disse-lhe:
- Siga o Director Lopes durante uma semana no horário de almoço.

O detective, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:
- O Director Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o seu carro, vai a sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.

Responde o Director Geral:
- Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.
Logo em seguida, o detective pergunta:
- Desculpe. Posso tratá-lo por tu?

- Sim, claro! Respondeu o Director surpreendido!

– Bom, então vou repetir: O Director Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o teu carro, vai a tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.

A língua portuguesa é mesmo fascinante!

PROPOSTA INÉDITA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PROPOSTA INÉDITA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

e-Aprender® | Ensinar a Aprender: O Desafio do Educador Contemporâneo

e-MBA® em Educação e Novas Modalidades de Ensino

José Pacheco, da inovadora Escola da Ponte, apresenta o Curso de Especialização para Professores e Educadores, o qual terá aulas semanais com importantes formadores nacionais e estrangeiros


O grande desafio deste programa é tornar acessível, para milhares de educadores (portugueses, brasileiros e africanos), uma formação contínua de alta qualidade a baixo custo, integrando-os numa rede de troca de conhecimentos

O curso será realizado simultaneamente em Portugal, no Brasil e em África, estando acreditado pelo Ministério da Educação de Portugal.

A P R E S E N T A Ç Ã O

ABERTA A PROFESSORES E EDUCADORES DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO 10 de FEVEREIRO de 2006

18.30 HORAS

ESCOLA E.B. 2,3 NAPOLEÃO DE SOUSA MARQUES - TROFA

ESCOLA E.B. 2,3 DE S. ROMÃO DO CORONADO

ESCOLA DA PONTE – VILA DAS AVES

ESCOLA E.B. 2.3 JÚLIO SAÚL DIAS – VILA DO CONDE

Os interessados deverão dirigir-se aos locais da apresentação

ou informar-se pelos telefones: 914 545 103 - 96 26 40 508 – 93 95 57 376

e através de e-mail para: prof468@hotmail.com

segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

O computador na escola e o pensamento crítico na sala de aula

Quando se fala em computadores na escola sempre surgem as inevitáveis menções à merenda escolar, às janelas quebradas e aos baixos salários dos professores. Sem pretender entrar nessa discussão, pelo menos neste texto, não podemos deixar de levantar que é apenas com muita e da melhor tecnologia que evitaremos uma clivagem social ainda maior entre a escola pública e a privada (ou entre o Brasil e as nações desenvolvidas). Como disse Seymour Pappert, criador da linguagem Logo, a um interlocutor: "não morda meu dedo, olhe para onde estou apontando".

Nos parágrafos abaixo vamos nos deter exclusivamente nas possibilidades do uso da informática na criação de um ambiente não só facilitador, mas principalmente instigador, da reflexão crítica, do prazer pela pesquisa e da aprendizagem contínua e autônoma – mas o mesmo pode ser feito com outros recursos ou, preferencialmente, trabalhando com a junção deles.

A maioria dos computadores existentes nas escolas, quando não para uso administrativo, destinam-se ao ensino da informática propriamente dita – até por uma estratégia de marketing dessas escolas. Mas poucas, com honrosas exceções, usam as possibilidades multimídia do computador na educação. Por que não levar o micro para dentro da sala de aula? Usá-lo como um instrumento do dia-a-dia do ambiente de estudo, uma ferramenta quotidiana de aprendizagem, um gerenciador de simulações e jogos na sala de aula, cruzando dados para pesquisas e fornecendo material para discussões e levantamento de hipóteses.

Imaginemos um professor de biologia usando um computador em sua classe, instigando uma pesquisa sobre felinos e seus hábitos. Os alunos pesquisando os animais, suas velocidades em corrida, seus hábitos alimentares, predadores etc. Ao invés das tradicionais redações de "pesquisa" as informações alimentariam um banco de dados, no computador da sala de aula. A pesquisa não terminaria aí, pelo contrário, iniciar-se-ia. A classe, estimulada pelo professor, levantaria hipóteses – por exemplo, quem corre mais: os felinos de hábitos noturnos ou diurnos? A pesquisa no computador apontaria para uma velocidade maior dos felinos de hábitos diurnos e o professor instigaria a discussão sobre o resultado. A classe discutiria a camuflagem natural da noite, a maior importância da velocidade à luz do dia etc.

Num mundo em que a quantidade de informação produzida diariamente supera a que pode ser absorvida por um ser humano durante toda a sua vida, há que preparar a relação com o saber na escola em bases completamente diferentes das que, hoje, são praticadas. Não basta que os alunos simplesmente se lembrem das informações: eles precisam ter a habilidade e o desejo de utilizá-las, precisam saber relacioná-las, sintetizá-las, analisá-las e avaliá-las. Juntos, estes elementos constituem o que se pode chamar de pensamento crítico. Este aparece em cada sala de aula quando os alunos se esforçam para ir além de respostas simples, quando desafiam ideias e conclusões, quando procuram unir eventos não relacionados dentro de um entendimento coerente do mundo.

Mas sua aplicação mais importante está fora da sala de aula – e é para lá que a escola deve voltar seu esforço. A habilidade de pensar criticamente pouco valor tem se não for exercitada no dia-a-dia das situações da vida real. É aí que as simulações, feitas em computador ou não, têm seu papel, fornecendo o cenário para interessantes aventuras do intelecto. Existem simulações para quase todas as áreas: viagens por dentro do corpo humano, construção de cidades, viagens marítimas ou interplanetárias, aventuras em diversas épocas da história etc.

A tomada de decisões, "motor" básico de quase toda a simulação, pode levar o aluno a se colocar uma série de perguntas, visando algumas abordagens que a resolução de problemas implica: análise da situação (o que eu sei? o que preciso saber?); definição de metas e objectivos (o que é mais importante para mim? como eu quero que a situação se defina?); procura de analogias (quais são algumas situações semelhantes e quais são diferentes? como elas se ajustam?); consideração de opções (quais são as consequências de minhas opções? o que me levará em direcção às minhas metas?); enfrentar as consequências (estou disposto a correr o risco? estou preparado para enfrentar as consequências?); rever decisões (me aproximei mais de minhas metas? este resultado exige uma acção posterior?); avaliação (como decidi o que fazer? o que posso aprender através destes resultados?); transferência de conhecimentos (como posso usar este processo novamente? o quanto isto é significativo para minha vida?).

Claro que tudo isto não ocorre espontaneamente, e aí entra o papel do professor, encorajando os alunos a fazerem conexões com eventos externos ao mundo da simulação, descobrindo a ligação entre a situação vivida e os conteúdos curriculares. Existem muitas tácticas simples que o professor pode utilizar e que podem ser enormemente motivadoras, estimulando processos de transferência, tais como: encorajar os alunos a dramatizarem papéis que tenham diferentes perspectivas, para ver a situação por outros pontos de vista; elaborar vocabulários (incluindo palavras como objectivos, analogias, prioridades, consequências etc.) que os alunos possam usar em outras ocasiões; solicitar historietas pessoais que possam servir como analogias úteis e ajudem os alunos a tomar decisões.

É importante não cair nas "armadilhas" que a rotina do ensinar tantas vezes impõe. Dar todo o tempo para as respostas (o silêncio é um grande aliado), pois respostas pensadas, não apressadas, são as metas do pensamento crítico. Encorajar os alunos a explicarem como chegaram a suas conclusões, pedindo para eles verbalizarem como estão pensando sobre um problema enquanto raciocinam. Essas são algumas abordagens possíveis, mas a principal é usar a imaginação – sempre visando fazer do ambiente da sala de aula um estímulo que promova uma sensação de prazer pelo uso do intelecto.

Não só o uso do computador na sala de aula permite lidar com novas tecnologias, como também promove uma efectiva "subversão" das tépidas rotinas da didáctica – qual um cavalo de Tróia que carrega em seu bojo o novo e o desconhecido.

Além de poder usar programas em outras línguas, para ensiná-las – tornando assim em qualidade o que poderia ser um limitador de uso – o computador também permite uma interessante utilização de programas feitos com outras finalidades que não as educacionais. Destacam-se nesse campo os jogos. Geralmente muito bem feitos e motivacionais, podem tornar-se uma interessante ferramenta didáctica nas mãos de um professor, criando um ambiente lúdico que pode ser a base para uma abordagem diferenciada da matéria.

Dois exemplos de jogos que permitem a criação de interessantes contextos de aprendizagem são a série Where is Carmen Sandiego (para geografia e história) e SimCity (urbanismo e meio-ambiente) – ambos possuem capacidade de utilização ao longo de várias aulas, rico material de apoio, possibilidade de integração com outras mídias (vídeos, desenhos, redacções) e permitem actividades multidisciplinares envolvendo professores de diversas áreas.

Esse uso do computador exige, mais que nunca, um professor preparado, dinâmico e investigativo, pois as perguntas e situações que surgem na classe fogem do controle pré-estabelecido do currículo. Essa é a parte mais difícil desta tecnologia.

BIBLIOGRAFIA

  1. "A Sociedade Informática", de Adam Schaff (Unesp e Brasiliense)
  2. "Powershift - As Mudanças do Poder", de Alvin Toffler (Record)
  3. "Educação Para o Futuro", Edmée Nunes Salgado et al (Senac)
  4. "Na Vida Dez, Na Escola Zero", David Carraher et al (Paz e Terra)
  5. "Critical Thinking in Classroom", de David Dockterman (Tom Snyder Productions)

Texto publicado no livro "A Revolução Tecnológica e os Novos Paradigmas da Sociedade", IPSO 1994.


Mais espaço para grandes ideias

"Quanto menos informações inúteis colocarmos na cabeça de nossos alunos, mais espaço sobrará para as grandes idéias", disse o físico russo Lev Landau quando propôs a mudança dos conteúdos de ensino de física em seu país – de cerca de 150 itens curriculares ele os reduziu para apenas cinco!

Certificado de Amizade

Se eu pudesse agarrar um arco-íris
Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.Eu o pegaria só para você
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Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.Nos dias em que você se sentisse triste
Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.Se eu pudesse construir uma montanha
Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.Você poderia chamá-la de só sua
Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.Um lugar para encontrar serenidade
Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.Um lugar para estar sozinho
Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.Se eu pudesse pegar seus problemas
Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.Eu os jogaria no mar
Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.Mas todas estas coisas em que eu estou pensando
Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.São impossíveis para mim
Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.Eu não posso construir uma montanha
Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.Ou pegar um belo arco-íris
Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.Mas deixe-me ser o que eu sei de melhor
Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.Um amigo que está sempre por perto
Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.Este é um certificado de amizade

domingo, 29 de janeiro de 2006

Tecnologia Educacional

Tecnologia educacional é, por exemplo, usar uma lata de água, um pedaço de madeira e uma pedra para explicar a flutuação dos corpos.... porém....... apertar a tecla de um vídeo sobre o assunto e deixar os alunos o assistirem passivamente, nada tem de tecnologia.


Este debate será realizado na próxima sessão.
Um abraceijo
Angela

Conceito de tecnologia

Para reflexão sobre o conceito de tecnologia podemos mencionar o Kwait: um país que pode comprar os computadores mais potentes, os carros mais velozes, os videocassetes mais modernos... mas que não sabe construir ou sequer consertar qualquer um deles.

O oposto disso é Robinson Crusoe, do clássico de Daniel Defoe: de mãos nuas, escapado de um naufrágio, reproduz numa ilha deserta toda a tecnologia da época, usando apenas o seu conhecimento e a vontade de transformar aquela realidade.

O Profissional precisa aprender

O profissional do futuro (e o futuro já começou) terá como principal tarefa aprender. Sim, pois para executar tarefas repetitivas existirão os computadores e robôs. Eles são máquinas. Nós somos seres humanos pensantes, portanto a nós compete o melhor, o ser criativo, imaginativo, inovador...até para saber fazer bom uso das máquinas.
Angela Escada

Mulheres

Por Alister Doyle

OSLO (Reuters) - A ambientalista queniana Wangari Maathai se tornou a primeira mulher africana a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, por sua campanha para ajudar os pobres do continente a plantarem árvores, a fim de deter o desmatamento.

"A paz na Terra depende da nossa capacidade de garantir nosso meio ambiente vivo", disse a presidente do Comitê Nobel Norueguês, Ole Danbolt Mjoes, ao anunciar a ganhadora, a quem elogiou por sua "contribuição para o desenvolvimento sustentável, a democracia e a paz".

"Maathai está na linha de frente da luta para promover o desenvolvimento social, econômico e cultural ecologicamente viável no Quênia e na África", disse.

Maathai foi escolhida para receber o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,36 milhão de dólares) entre 194 candidatos, um recorde. O prêmio foi entregue em Oslo, no dia 10 de Dezembro de 2004.

Ela é fundadora do Movimento Cinturão Verde, que tem sede no Quênia, reúne principalmente mulheres e já plantou cerca de 30 milhões de árvores na África.

Nascida em 1940, Maathai diz que essa atividade impede a desertificação, preserva habitats naturais e gera uma fonte de combustível, material de construção e alimentos para futuras gerações, o que ajuda no combate à pobreza.

"Estou absolutamente contente", disse ela à emissora norueguesa NRK, após a confirmação do prêmio. "Esta é a maior surpresa de toda a minha vida. Quando plantamos novas árvores, plantamos as sementes da paz."

Maathai é a primeira africana e a 12a. mulher a receber o Nobel da Paz desde sua criação, em 1901. O último africano lembrado havia sido o ganense Kofi Annan, secretário-geral da ONU, em 2001.

O prêmio de 2003 também foi para uma mulher, a advogada iraniana e ativista de defesa dos direitos humanos Shirin Ebadi. O atual Comitê Nobel, nomeado pelo Parlamento norueguês no começo de 2003, inclui três mulheres e dois homens.

Geir Lundestad, diretor do Instituto Nobel Norueguês, disse em 2001 que o prêmio deveria passar a honrar também novos tipos de ativistas, como ambientalistas, estrelas do rock e talvez até jornalistas.

O prêmio para Maathai foi uma surpresa. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) e seu diretor, Mohammed El Baradei, eram apontados como favoritos.

O governo queniano comemorou o prêmio para Maathai. "Este é um grande testemunho do trabalho que ela vez fazendo durante muitos anos. Estamos muito contentes", afirmou o porta-voz Alfred Mutua. "Isso dá o exemplo de que, se você colocar sua energia nos lugares certos, você acabará sendo reconhecido, e isso leva a um mundo melhor."

Intelectuais

http://www.prospect-magazine.co.uk/intellectuals/results

The Prospect/FP Global public intellectuals poll—results

Over 20,000 people voted for their top names from our original longlist of 100.

Position

Name

Total votes

1

Noam Chomsky

4827

2

Umberto Eco

2464

3

Richard Dawkins

2188

4

Václav Havel

1990

5

Christopher Hitchens

1844

6

Paul Krugman

1746

7

Jürgen Habermas

1639

8

Amartya Sen

1590

9

Jared Diamond

1499

10

Salman Rushdie

1468

11

Naomi Klein

1378

12

Shirin Ebadi

1309

13

Hernando De Soto

1202

14

Bjørn Lomborg

1141

15

Abdolkarim Soroush

1114

16

Thomas Friedman

1049

17

Pope Benedict XVI

1046

18

Eric Hobsbawm

1037

19

Paul Wolfowitz

1028

20

Camille Paglia

1013

21

Francis Fukuyama

883

22

Jean Baudrillard

858

23

Slavoj Zizek

840

24

Daniel Dennett

832

25

Freeman Dyson

823

26

Steven Pinker

812

27

Jeffrey Sachs

810

28

Samuel Huntington

805

29

Mario Vargas Llosa

771

30

Ali al-Sistani

768

31

EO Wilson

742

32

Richard Posner

740

33

Peter Singer

703

34

Bernard Lewis

660

35

Fareed Zakaria

634

36

Gary Becker

630

37

Michael Ignatieff

610

38

Chinua Achebe

585

39

Anthony Giddens

582

40

Lawrence Lessig

565

41

Richard Rorty

562

42

Jagdish Bhagwati

561

43

Fernando Cardoso

556

44=

JM Coetzee

548

44=

Niall Ferguson

548

46

Ayaan Hirsi Ali

546

47

Steven Weinberg

507

48

Julia Kristeva

487

49

Germaine Greer

471

50

Antonio Negri

452

51

Rem Koolhaas

429

52

Timothy Garton Ash

428

53

Martha Nussbaum

422

54

Orhan Pamuk

393

55

Clifford Geertz

388

56

Yusuf al-Qaradawi

382

57

Henry Louis Gates Jr.

379

58

Tariq Ramadan

372

59

Amos Oz

358

60

Larry Summers

351

61

Hans Küng

344

62

Robert Kagan

339

63

Paul Kennedy

334

64

Daniel Kahnemann

312

65

Sari Nusseibeh

297

66

Wole Soyinka

296

67

Kemal Dervis

295

68

Michael Walzer

279

69

Gao Xingjian

277

70

Howard Gardner

273

71

James Lovelock

268

72

Robert Hughes

259

73

Ali Mazrui

251

74

Craig Venter

244

75

Martin Rees

242

76

James Q Wilson

229

77

Robert Putnam

221

78

Peter Sloterdijk

217

79

Sergei Karaganov

194

80

Sunita Narain

186

81

Alain Finkielkraut

185

82

Fan Gang

180

83

Florence Wambugu

159

84

Gilles Kepel

156

85

Enrique Krauze

144

86

Ha Jin

129

87

Neil Gershenfeld

120

88

Paul Ekman

118

89

Jaron Lanier

117

90

Gordon Conway

90

91

Pavol Demes

88

92

Elaine Scarry

87

93

Robert Cooper

86

94

Harold Varmus

85

95

Pramoedya Ananta Toer

84

96

Zheng Bijian

76

97

Kenichi Ohmae

68

98=

Wang Jisi

59

98=

Kishore Mahbubani

59

100

Shintaro Ishihara

57

We asked voters to select a "bonus ball" nomination—a name they believe we should have included on our original longlist. Hundreds of people were chosen—from Bob Dylan to Kofi Annan. Here are the top 20 names

Position

Name

Total votes

1

Milton Friedman

98

2

Stephen Hawking

81

3

Arundhati Roy

78

4

Howard Zinn

72

5

Bill Clinton

67

6

Joseph Stiglitz

57

7

Johan Norberg

48

8=

Dalai Lama

45

8=

Thomas Sowell

45

10=

Cornell West

39

10=

Nelson Mandela

39

12

Gore Vidal

37

13

Mohammad Khatami

35

14

John Ralston Saul

33

15=

George Monbiot

26

15=

Judith Butler

26

17

Victor Davis Hanson

25

18

Gabriel García Márquez

24

19=

Bono

23

19=

Harold Bloom

23